Home > Destaques > Sol e calor em excesso afeta a saúde dos pets

Sol e calor em excesso afeta a saúde dos pets

Hidratação é muito importante para o pet (Foto: divulgação)

Se o clima quente é incômodo para os humanos, com os pets não é diferente. Os animais de estimação também sentem a chegada do período de mais calor, que começa na primavera e se estende até o verão, e precisam de cuidados especiais.

A veterinária, Adriane da Costa Val, explica que, por não suarem, os pets tendem a ficar mais ofegantes. “Eles expelem o calor pela boca por meio da arfagem (língua para fora), então é normal que, quanto mais alta a temperatura esteja, mais eles fiquem cansados. Isso piora um pouco com os cães que têm o rosto amassado, como os pugs e bulldogs, pois eles apresentam mais dificuldades nesse processo respiratório”.

Para que os animais fiquem mais confortáveis, em período de temperatura alta, é preciso alguns cuidados: a hidratação é o principal e mais essencial. “Deixe água à vontade para os bichos. No caso dos gatos, é interessante que os potes fiquem espalhados pela casa. A água deve ser limpa e fresca, além disso, é importante trocá-la de duas a três vezes ao dia”, orienta a veterinária.

A esteticista, Maria Thereza, tem em casa, três gatos, um cachorro, um hamster e uma calopsita, por isso sua atenção é redobrada. Ela conta que observa seus bichinhos mais preguiçosos e ofegantes durante as altas temperaturas. “Eu sempre troco a água de todos e coloco cubos de gelo na vasilha da minha cadela. “É melhor cuidar direito para evitar gasto extra com veterinário. Além do mais, eles são seres vivos e sentem as mudanças climáticas como nós. É muito bom ver a satisfação deles ao receber os mimos”, relata.

Outro cuidado que os donos devem ter em relação ao calor é na hora de passear com os bichinhos. O sol pode causar sérios danos a pele deles, dentre os mais graves o câncer. Além disso, pode ocorrer queimaduras devido ao asfalto quente. “Quando for levar seu animal para passear, é importante que o dono escolha um horário em que o sol esteja mais baixo e evitar que ele pise no asfalto, optando pela grama ou passeio”, informa Adriane.

 

Atenção

O calor é propício para a proliferação de pulgas. A especialista aponta que, por isso, é necessário manter o local, onde o animal fica, arejado e limpo. “A higiene do ambiente é fundamental para evitar esse problema. Agora caso isso ocorra, o dono deve procurar um veterinário para indicar medicações preventivas. O animal deve estar sempre limpo e o banho deve ser dado de acordo com sua necessidade. Contudo, não é indicado que se dê mais de um por semana”, conclui.