Home > Política > Mobilidade urbana e esporte são prioridades de Doorgal Andrada

Mobilidade urbana e esporte são prioridades de Doorgal Andrada

A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte renovou em 56% a bancada nesta última eleição.

Entre os eleitos pela primeira vez, está o jovem vereador Doorgal Andrada (PSD), que atingiu a marca de 7.227 votos, entrando para a lista dos 15 mais votados na capital mineira. Para conhecer um pouco mais dos projetos do vereador para a sociedade, o Edição do Brasil conversou com ele sobre suas propostas e os desafios que poderão aparecer durante a carreira política.

Como surgiu o seu interesse pela área política?

Minha família tem uma tradição na política e venho acompanhando isso há alguns anos. Trabalhei como voluntário na Assembleia Legislativa e no Juizado Especial. Além disso, estou me formando em direito e durante o curso tive contato com as leis que regem os municípios, Estados e o país, isso me chamou a atenção. Outro fator foi a minha insatisfação com a política atual, que acredito não ser só minha. Deste modo, decidi colocar meu nome à disposição.

A formação acadêmica é importante para uma carreira política?

Todas as pessoas que militam na política deveriam ter algum preparo técnico para atuar na área, assim como o médico lida com questões da medicina, o político trabalha com leis que são regidas pelo direito. Essa formação é essencial para executar um bom trabalho.

O slogan de sua campanha foi “Com Novos Caminhos Fazemos Melhor”. Que novos caminhos são esses?

A frase “novos caminhos”, diz respeito ao fato de eu ser uma novidade, pois é minha primeira eleição e o “fazemos melhor” é porque acredito que posso, de fato, fazer a diferença.

No seu site oficial, o senhor se autointitula como atleta e diz que pretende promover o esporte como ferramenta de manutenção da saúde, inclusão social e lazer. Gostaria de saber quais são os seus planos, especificamente, nessa área.

Um dos meus principais projetos é, tentar levar para todos, o acesso ao esporte e o lazer, incluindo a cultura e demais atividades. Durante a minha caminhada ficou nítido que as comunidades que têm alcance a essas atividades, tem um baixo índice de violência. Quando os jovens e crianças estão ocupados com práticas recreativas isso traz aspectos positivos, pois complementa a educação, que por consequência beneficia outras áreas como a saúde e a segurança.

Saúde, Esporte, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Educação e Segurança são áreas que grande parte dos políticos dizem ser prioridade, com o senhor não é diferente. No entanto, todas elas apresentam inúmeros problemas seja por pouca verba, falta de planejamento, quadro de funcionários etc. Por isso, gostaria de saber por onde o senhor pretende começar?

Pretendo iniciar o meu trabalho com dois projetos: um deles é a mobilidade urbana, porque, hoje em dia, a mobilidade é uma necessidade. Quero trazer investimento e fontes alternativas de transporte, como, por exemplo, o ciclismo. Ele não resolve o problema, mas é uma alternativa positiva. Como sou atleta e ciclista sei que tanto eu quanto vários amigos utilizariam a bicicleta como meio de transporte, se Belo Horizonte tivesse uma malha cicloviária de qualidade. Será uma das minhas primeiras iniciativas.

Outro ponto é o projeto de acesso ao esporte e lazer, o investimento não seria tão alto e, em contrapartida, seria uma economia nas outras áreas. Quero dialogar e provar na prefeitura o quanto é importante e benéfico trazer esse tipo de atividade para a população.

O senhor está na lista dos 15 candidatos mais bem votados da capital, como esse dado influencia no seu compromisso com aqueles que votaram no senhor e acreditam, de fato, em uma renovação da política em BH?

Independente da minha votação, o meu compromisso é com Belo Horizonte. Mesmo se eu fosse eleito com a menor quantidade de votos o meu envolvimento seria o mesmo. Mas, como a minha votação foi expressiva, o meu engajamento se firma ainda mais, pois quero fazer a diferença para o belo-horizontino.

Essa é a sua primeira candidatura, assim suponho que sua experiência seja pequena em relação à cena política mineira. Aonde o senhor vai se apoiar e buscar auxílio para os próximos passos que já devem ser tomados no início de 2017? Você acredita que a sua idade poderá influenciar em algo?

Pretendo trabalhar usando o diálogo com base para tudo. Mesmo tendo as minhas ideologias e linha de pensamento eu não tenho problema e nem rejeição a ninguém. Vou dialogar com todos que tiverem ideias parecidas com as minhas e vamos trabalhar juntos, os contrários eu irei conversar ainda mais para tentar entender seus posicionamentos melhor e quem sabe buscar orientação. Em relação a minha idade, acredito que ela influencia positivamente, pois eu venho com bastante energia, força de vontade, novas ideias e também muito preparado.